Igor Sikorsky



"A ideia dum veículo que pudesse elevar-se do chão na vertical e ficasse imóvel a pairar no ar apareceu provavelmente ao mesmo tempo que o homem sonhou em voar pela primeira vez."
Igor Ivanovitch Sikorsky

Igor Sikorsky nasceu no Império Russo, em Kiev (actualmente capital da Ucrância), sendo o mais novo de cinco irmãos. O pai de Sikorsky, um emigrante polaco era professor de psicologia. A sua mãe, ucraniana, era física mas não exercia a profissão. Sikorsky estudou em casa até aos 9 anos e a sua mãe deu especial atenção à vida e obra de Leonardo da Vinci e às histórias de Júlio Verne. Ele começou a fazer experiência com pequenos modelos voadores e com 12 anos construiu um pequeno helicóptero que se movia à custa de elásticos.

Sikorsky estudou no Colégio de Guerra Naval de St. Petersburg de 1903 a 1906, e de 1907 a 1909, mas não terminou os estudos formalmente. Por um pequeno período, nos anos 1906-1907, estudou engenharia em Paris. Em 1908, Sikorsky e o seu pai viajaram para a Alemanha; foi aí que viu num jormal a fotografia de Orville Wright com o seu avião. Afirmou mais tarde acerca desse evento: "No prazo de 24 horas, decidi mudar o trabalho da minha vida. Decidi estudar aviação."
Recorrendo ao financiamento da sua irmã, Sikorsky regressou a Paris em 1909 para estudar aerodinâmica na escola de engenharia ESTACA (ETACA na época). Paris era na altura o centro da aviação na Europa. Encoutrou-se com vários pilotos fraceses, incluíndo Louis Bleriot, a primeira pessoa a atravessar o canal da Mancha pelo ar. Sykorsky regrssou a Kiev no mesmo ano e começou a efectuar experiências com máquinas voadoras.
Em 1912, Igor Sikorsky tornou-se Engenheiro Chefa da Russian Baltic Railroad Car Factory em Saint Petersburg. Em 1914, foi-lhe atribuído uma licenciatura Honoris Causa em Engenharia pelo Instituto Politécnico de Saint Petersburg. Obteve uma pequena ordem de produção do Exército Russo para o seu S-6-B. Teve outro trabalho, como engenheiro chefe, na produção da primeira aeronave com quatro motores, o Bolshoi Baltiski, a que ele chamava de "Grande". Ele também foi o piloto de teste do seu primeiro voo a 13 de Maio de 1913. Os aviões de Sikorsky foram utilizados pela Rússia como bombarderos na Primeira Guerra Mundial e ele foi condecorado com a Ordem de S. Vladimir.
Depois da Primeira Guerra Sikorsky trabalhou durante um curto período como engenheiro das forças Francesas na Rússia durante a Guerra Civil Russa. Como não conseguia antever um grande futuro como desenhador de aviões numa europa (e em especial a Rússia) em guerra, Sikorsky emigrou para os Estados Unidos em 1919.
Nos Estados Unidos Sikorsky começou por trabalhar como professor enquanto procurava por uma oportunidade para entrar na industria aeronautica. Em 1923, ajudado por antigos oficiais do exército russo, fundou a Sikorsky Aero Engineering Company. Nos apoiantes de Sikorsky estava o compositor Sergei Rachmaninov, que contribuiu com um cheque de $5,000.
Em 1928, Sikorsky naturalizou-se Americano. No ano seguinte a Sikorsky Aero Engineering Company foi adquirida e tornou-se subsidiária da United Aircraft, que por sua vez fazia parte da United Technologies Corporation. A companhia manufacturava barcos, tal como o S-42, usado pela Pan Am nos voos transatlanticos e conhecidos por Pan Am Clippers.
Sikorsky já tinha experimentados aeronaves tipo helicópteros na Rússia. Ele conseguiu obter frutos em 14 de Setembro de 1939 quando teve o voo inaugural do Vought-Sikorsky 300, uma máquina com um rotor de três pás alimentado por um motor de 75 cavalos. O seu primeiro voo livre ocorreu a 13 de Maio de 1940. O VS-300 não foi a primeira aeronave com rotor a voar mas foi a primeira com uma configuração de rotor principal e rotor de cauda que acabou por se tornar num padrão mundial.
Sikorsky obteve o galardão de Connecticut Aviation Pioneer atribuído pelo estado. A Sikorsky Aircraft Corporation , Connecticut, continua até ao presente como um dos principais fabricantes de helicópteros. Além disso foi dado o seu nome a um pequeno aeroporto nas redondezas, o Sikorsky Airport.
Igor Sikorsky teve uma filha que nasceu na Rússia e quatro filhos que nasceram nos Estados Unidos. O seu filho mais velho, Sergei, continuou na liderança da empresa quando Igor faleceu em 1972.

Anton Flettner



Anton Flettner (1 de Novembro de 1885 em Eddersheim, Alemanha - 29 de dezembro de 1961) .

Foi um engenheiro e inventor alemão pioneiro na aviação. Ele fez importantes contribuições para o desenho de aviões e helicópteros.
Durante a I Guerra Mundial, trabalhando sob a supervisão de Graf Zeppelin criou o sistema Flettner, o que se conhece como primeiro controle remoto em aeronaves. Este trabalho culminou, em 1918 com o protótipo Siemen Schuckert Werke de 1000 kg que controlava mísseis guiados à superfície.

Após a I Guerra Mundial, Flettner passou a dirigir um Instituto de Investigação Aeronáutica e Hidrodinâmica em Amesterdan. Na década de 20, comprou uma escuna foi o primeiro a construir um sistema de propulsão aquático baseado no efeito Magnus, onde rotores cilíndricos movimentam o barco. Seu barco recebeu o nome Baden-Baden e , com ele , inaugurou o sistema atravessando o Atlântico em 1926.
Durante a II Guerra Mundial, ele chefiou o Flettner Anton, Flugzeugbau GmbH, que especializou-se em helicópteros, cujas experiências práticas já aconteciam desde o início do século. Com seu gênio criativo e realizador, Flettner havia desenvolvido um utensílio absolutamente inovador para a história, que ajudava a refrigeração em automóveis e barcos com uma custo mínimo de energia.Eram rotores que giravam com o contato com o vento,dirigindo-o para onde fosse necessário.
Produtos derivados de sua invenção
são até hoje produzidosna Grã-Bretanha por Flettner Ventilator Limited .
http://www.flettner.co.uk/

A viabilização técnica do helicóptero foi realizada a partir do sucesso do negócio de ventiladores de Flettner, que logo teve o apôio do governo alemão que direcionou sua pesquisa para uso militar.
Construida a primeira fábrica seus helicópteros militares Flettner FL 282 Kolibri (Beija-Flor)foram utilizados , principalmente na Marinha alemã.
Curiosamente a esposa e grande colaboradora de Flettner. Lydia Freudenberg Flettner, assim como seu principal engenheiro, parceiro de negócios e amigo pessoal Kurt Hohenemser eram judeus.Atavés de uma interferência pessoal de Himmler, os três foram escoltados para a Suécia, onde continuaram desenvolvendo seus trabalhos, livres da perseguição Nazista, um livre-conduto, por estarem trabalhando em importantes projetos militares alemães.

Após a conclusão da guerra, Anton Flettner foi transferido para um acampamento militar na região de Kransberg. De acordo com o seu parceiro, o Dr. Kurt Hohenemser, Anton Flettner foi "o primeiro dos imigrantes regulares alemães do pós-guerra". Após 1945, Flettner, juntamente com muitos outros pioneiros da aviação, se mudou para os Estados Unidos, onde iniciou a Flettner Aircraft Corporation, que desenvolveu helicópteros militares para os E.U.
Incrivelmente a empresa não foi bem sucedida comercialmente, mas seu trabalho foi compartilhado com o Army Air Corps. Muitos dos desenhos são encontrados em helicópteros de anos posteriores.
Flettner morreu com 76 anos em Nova York, em 29 de dezembro de 1961.