A Questão da Amazônia


Brasileiros não cuidam do patrimônio universal, a frase está no ar.
Na verdade não conseguimos nem cuidar do nosso.

Há dez anos em uma de minhas expedições tive a oportunidade de visitar duas áreas do governo em Mato Grosso. Ao todo, teriam mais ou menos 400 X 400 quilômetros de extensão. Na época nem o Exercito ou Aeronáutica tinham condições técnicas de supervisionar e cuidar delas sob suas responsabilidades. O resultado já era a grilagem. Eu mesmo visitei uma estrada aberta pelos grileiros já com uns 30 quilômetros área a dentro, cheio das conhecidas cabanas. Na entrada da área, início dessa estrada um bar já havia sido montado com placa da Coca-Cola e tudo.

Falamos com os soldados. “Hoje mandamos esse povo embora. Eles já não têm mais aonde ir. Nós temos que voltar para os quartéis. Hoje mesmo eles voltam para cá e nós não”.

Tudo isso dentro da chamada Amazônia Legal. Há dez anos.

Reservas brasileiras escondem tesouros minerais de interesse de outros. “Mesmo os índios, que se intitulam ‘donos”, não são nada bobos e , quando parecem ser ,têm sido manipulados por interesses internacionais."

Nossas autoridades não têm coragem de enfrentar o problema de frente. Para isso teria de haver em cada político uma mínima chama de altruísmo e idealismo. Nenhum interesse doentio. O poder que legisla depende do poder que paga o luxo.

Americanos e europeus não têm moral para falar sobre preocupação com o que nos resta de vida. Depois de devastarem um terço da zona tropical do planeta, de alimentarem e engordarem com sucessivas guerras destrutivas, infecciosas e degradantes, depois de acabar com a camada de Ozônio, criar bombardeios bacteriológicos e atômicos e decretar a fome e miséria em diversos países do Terceiro Mundo botam o dedo em riste, agora em nossa direção, sentados em cadeiras e mesas de mogno ou dentro de suas perdulárias limusines V/10.
Somos obrigados a desconfiar de suas reais intenções. Houvesse o Brasil, sido descoberto pelos ingleses com sua mecanização, por exemplo, não haveria hoje um só pau em pé em todo nosso território.

Aqui temos a maior reserva de água potável do planeta, a maior reserva florestal e de oxigênio do universo, uma das maiores biodiversidades, agora muito petróleo e Urânio... E isso, e aquilo...

Temos também a maior fronteira deserta das Américas, e o maior descaso com as Forças Armadas. Tudo preparado para quem quiser. -Olha a banana amarela e graúda!-


Villas Boas já dizia. Veja o vídeo: