Ètica no Off - Road




Apesar do nome, o Jeep Clube do Brasil, desde sua fundação em 1981, jamais tomou postura de entidade soberana, tal qual uma federação de off road, coisa assim.
Nossa ideia desde esse começo foi que a atividade se desenvolvesse de acordo com sua região, já que vivemos em um país continental e era quase impossível se criar uma fórmula que coexistisse naturalmente entre grupos com até 6.000 quilometros de distancia entre si.
Além disso, o primeiro clube Off Road da América do Sul nascia exatamente em sua maior metrópole, cenário que,de off-road não tinha absolutamente nada! Estávamos falando de 1981, quando não havia GPS, celulares, a NET, e- mail, etc....Nós mesmo teríamos muito a aprender com o desenvolvimento nacional da atividade. O Off Road era novidade para todos nós.

Quase tres décadas depois podemos dimensionar a atividade 4X4 no Brasil e reconhecer claramente o perfil de cada segmento off road que foi criado. Do extremo Chuí à Divisa com a Venezuela,nossos clubes e grupos acabaram por influenciar também no nascimento e desenvolvimento da atividade em outros países da América do Sul. Fomos os primeiros a realizar e divulgar o Off Road, sempre como atividade de lazer, turismo e esporte, em todo o continente sulamericano. A atividade cresceu e ramificou-se. Criou hábitos e vicios personalizou-se, agradou e desagradou.
Hoje é chegada a hora de cortar as aparas, absorvendo o que há de bom nas ações , repudiar o contrário e criar um comportamento único que una definitivamente os grupos brasileiros. Na verdade esse momento se manifestou há doze anos atrás, quando a atividade ja´deixava claro sua personalidade. Aconteceu o primeiro Festival Brasil Off Road em São Paulo e lançamos, então a ideia de um manual nacional de Ètica no Off Road, um documento comportamental que, finalmente alinhasse o pensamento de todos os clubes. Passado este tempo podemos, divulgar que o documento foi lançado agora, no dia 23 de Outubro dia de inauguração do Festival 2009.

Saiba mais sobre os princípios de ética Off -Road e leia o texto completo no endereço:
http://eticaoffroad.blogspot.com