Memórias de Interlagos



Interlagos, naquela época cheirava, em dias de corridas, a óleo de rícino com capim - gordura. Lembro e  ainda sinto o cheiro.Quem é desse tempo saberá o porque. O nosso portão de acesso, na verdade um rombo na cerca mau tratada de arame, próxima à ponte do Rio Pinheiros era a moldura que ambientava nossa grande ansiedade em ver o primeiro carrinho na Curva Tres. Sería um Malzone, um Gordini, Berlineta ou a carretera do Damiani?
 Uma olhada mais atenta para evitar algum policial à cavalo ao longe e a corridinha em meio às mamoneiras. Estávamos lá dentro, naquele templo, que mais parecia uma pista de Ralí. Buracos tampados no dia anterior ao treino, e faixas pintadas á mão com alguma mensagem das Baterias Heliar ou Radiadores Bongotti. Lá era nossa Disneylandia, nossa aventura de fim de semana.
A pista estreita era margeada por barrancos e muito mato. O som dos pequenos e valentes motores de tres, quatro cilindros entravam em ressonância entre reduzidas e esticadas criando o back -vocal da trilha sonora cujos tenores eram os Corvettes V/8 rugindo no velho retão. São Paulo de então era diferente. O trovoar das primeiras voltas rebombava, nos fundões da represa Billings. Nossa euforia era grande quando um Rabo - Quente encarava uma Alfa, Maseratti ou mesmo um Simca. Principalmente nas mãos de um iniciante chamado Emerson Fittipaldi, o irmão do Wilsinho.
Em meio às barbas-de bode encolhíamos as pernas, a centímetros da pista, para sentir, na descida do Sargento, o bafo quente das freadas  e medirmos, com gravetos, quem fazia a entrada de curva mais dentro do mato.
Lá vem os DKW, quartas e quintas filas se preparando para dar trabalho no miolo.Marinho, Valdomiro Pieski, Charles Marzanasco. Eram os únicos com tração dianteira. Bons de miolo!

 Já as carreteiras ganhavam distância nas primeiras voltas e iam quebrando ou cansando ante a instigante perseguição dos Gordinis e Berlinetas. Essas bailavam nos  contra-esterços do Pinheirinho e antigo "S" sob a batuta dos maestros de então.
Em Setembro tinha a Semana da Velocidade,para estreantes, novatos, baterias de Turismo e culminando com os 500 Quilometros, sòmente no anel externo, velocidade total para os padrões da época.

Piero e Zambello davam show entrando sòmente com tres rodas no chão com suas Julias.Voces devem se lembrar disso.
Luizinho, Bird, Lameirão, "Aguia", Carol Figueiredo, Lian Duarte,Jan Balder entre muitos outros. Jaime Silva, Cyro Cayres, Camilo Christófaro, Coyote,Pedro Victor Delamare, Avallone,Volante 13
A todos ,muito        obrigado !

Nosso olhar adolescente jamais  poderia esquecer o brilho daquelas tardes,e em nossa memória o soar dos motores que nos acompanhava mesmo em nosso sono cansado, dentro do ônibus, retornando à noitinha para casa.



Nelson de Almeida Filho



Enfim, com alguns de meus ídolos, da esquerda para direita, Luis Evandro "Aguia", Bird Clemente, Lian Abreu Duarte  - Ao fundo, Carol Figueiredo
Interlagos, Encontro dos pilotos da Velha Guarda - 21/11/2010 


Anisio Campos, o "mago", dentre outros, do Carcará.

Elísio Casado (preparador)Professor Carpinelli, Bird Clemente,Bruno Clemente, Anisio Campos,"Aguia", Vahe Asdhorian ,Lian Duarte,Rodrigo,Lito Cavalcante, Carol Figueiredo,Paulo Viscardi.

                         Interlagos, Encontro dos pilotos da Velha Guarda - 21/11/2010